terça-feira, 29 de novembro de 2011



No mundo, vem acontecendo várias alterações. Isso é o resultado de nossas ações. Na Frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, explica que o que falamos é certo, mas nunca agimos corretamente. Com tantas alterações climáticas bruscas, e também o descaso dos habitantes, como será o nosso planeta daqui 50 anos? Como estaremos vivendo? Como será as gerações futuras?

Anos atrás, não era comum acontecer tantas catástrofes e tragédias provocadas por fenômenos naturais. Porem hoje em dia está mais comum vermos nos noticiários de TV e até no dia-a-dia em nossas cidades como o clima, a temperatura e os fenômenos climáticos vem aumentando, onde também podemos ter como exemplo o estado de Santa Catarina que já há experiência de ter sido atingido por um furacão.

Esse é um caso aqui no Brasil, mas no mundo existem mais casos onde podemos notar essas mudanças. No caso do aquecimento global que está fzendo com que as geleiras dos pólos derretem com mais rapidez, aumentando assim os níveis dos mares.

Devemos ter a plena maturidade que o nosso planeta não é mais o mesmo e que corremos o risco de que daqui a alguns anos nós homens, podemos torná-lo um lugar sem muitas condições de vida, e também devemos ter consciências que estamos destruindo a nossa casa aos poucos e talvez mesmo querendo e fazendo muito esforço, não consigamos reparar todos os erros.


A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, possui uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul. Cerca de 63% se encontra no Brasil e o restante estão distribuídos em países como Peru e Colômbia.

Quem nunca ouvira a frase “A Amazônia é nossa”? Mas será que essa frase tem um bom significado? Infelizmente não. Em uma analise é possível perceber que há uma um grande interesse econômico por traz disso. Países como EUA, Canadá e Brasil, estão lutando para conseguir fontes de energias. No Brasil há uma discussão em relação a uma nova hidrelétrica a ser construída na Amazônia, pois há conseqüências irrecuperáveis para a fauna e flora amazonense.

A construção da usina hidrelétrica gera algumas conseqüências como extinção de espécies de animais, plantas, destruição de aldeias indígenas. Algumas ONGs, já estão fazendo campanhas contra essa construção. No filme Avatar o autor tenta representar a Amazônia, com as riquezas naturais, e a vasta quantidade de plantas. Além da luta dos seus habitantes a fim de preservar o seu planeta.

Diante do exposto acima, com objetivo de amenizar tal problema, é fundamental a conscientização do povo e das autoridades competentes no sentido de evitar o desmatamento e diminuir o consumo de água – já que um quinto da água do mundo está na Amazônia.



Hoje no Brasil a educação a cada dia que passa fica mais precária. Os índices de reprovação, as baixas notas do Enem, comprovam que o Brasil necessita melhorar bastante na educação para ser um ai desenvolvido.

O motivo da educação ser considerada reprovada, envolve um conjunto de fatores, os quais podemos citar os baixos salários e o não reconhecimento do professor, a falta de compromisso dos políticos, a falta de interesse por parte dos alunos e o grande investimento apenas em estrutura de novas escolas, ao invés de serem investido nos estudos dos professores.

Tais fatores têm gerado conseqüências. Baixo índice de aprovação em universidade, péssima preparação para o mercado de trabalho, aumento da violência, greves de professores reivindicando seus direitos.

Afim de amenizar a problemática acima, é necessário que o governo crie programas de uma educação melhor que estimulem os alunos. Também é necessária a valorização do professor para que este tenha orgulho de atuar na sua profissão. Também é fundamental uma maior fiscalização em verbas destinas a educação para que essas não tenham um segundo caminho e assim fazer o Brasil um país de “futuro”.


Era um domingo, ano de eleição e teria u comício de um candidato em minha cidade. Estava viajando, quando ligo o rádio e o locutor anuncia “Em instantes não percam o discurso mais esperado do meu, do seu, do nosso futuro prefeito Joquinha”.

Fiquei ouvindo o rádio esperando a fala do candidato. A mesma coisa de sempre, promessas e promessas, falou da educação, saúde, e mais um assunto que nenhum outro candidato tinha falado o meio ambiente. Achei muito importante essa parte. Disse que sua campanha era diferente das outras, sem sujeira, sem gastos com material de divulgação.

O comício estava perto de acabar e eu próximo da minha cidade. Resolvi ter certeza de que ele estava certo, se a campanha era ou não limpa. Ao chegar na minha cidade dirigir me logo ao local do acontecido, quando cheguei lá, o palco ainda estava montado, coberto de papeis com a foto e o número de Joquinha, bandeiras no chão vários santinhos do candidato, uma enorme sujeira, totalmente diferente do que ele falava em seu discurso e foi a partir daí que descobri qual o caráter dele.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ter Felicidade ou ser feliz?


Roupas novas, bolsas, sapatos, carro, dinheiro no bolso e um bom emprego é o que muita gente quer ter para garantir a felicidade. Mas ser feliz só é possível com o acúmulo de bens e riquezas?

Em alguns países, ser feliz para os homens é ter várias esposas, paras as mulheres possuir jóias. Em outros locais, onde a riqueza não está em primeiro lugar, consta em ser saudável, ser fiel a um Ser Superior, ser um trabalhador simples e, ao chegar ao final do dia, sentar-se com os familiares e diverti-se com eles.

Hoje vemos reportagens em noticiários sobre assassinatos, os quais as vitimas têm uma riqueza guardada e seus parceiros interessados nela para serem felizes, planejam a morte desses ingênuos que acreditavam em provas de amor sem veracidade.

Embora muitas pessoas pensam que felicidade tem relação com dinheiro, luxuria, nem sempre é assim, fazer o que se gosta, está bem com a família, e ser feliz com o que se tem é fundamental pois quando temos tudo o que desejamos, não temos a felicidade que queremos e quando temos uma vida simples somos mais felizes do que pensamos.

Limites e fronteiras


Quando nós pensamos em fronteiras, com certeza iremos nos lembrar das fronteiras geográficas, mas na realidade essa palavra consiste em um significado muito mais variado.

No decorrer de nossa vida ultrapassamos fronteiras e barreiras, as quais chegam a ser inesperadas. Ano passado nosso país passou pela etapa das eleições a qual foi eleita uma mulher. Por conta disso foi quebrado o limite feminino na política nacional.

Ao longo da estrada de nossa vida para sermos o que sonhamos, temos que ralar bastante, começar perder horas de sono e diversão para estudarmos para o vestibular, após isso começar outra fronteira da vida. A vida de emprego.

Todos nós passamos por fronteiras e algumas vezes ultrapassamos os limites para termos um futuro promissor, é sábio de todo homem fazer o bem e o certo para que isso aconteça.

Meio Ambiente


Tanta destruição, tanto sofrimento, mas quem será realmente o real causador disso tudo? Algumas pessoas afirmam a tese que o homem é o câncer da Terra, outras já acham que ele é a salvação do mundo.

De certa maneira as duas teses tem sentido, pois se há tanto sofrimento e destruição no mundo, o homem é o responsável por tudo isso, mas também há homens que se preocupam com o futuro da nossa nação, fazendo projetos e mais projetos sobre como preservar o mundo.

Tudo aquilo que sofre ação, conseqüentemente sofrerá reação, e assim está a homem e o planeta Terra, os seres humanos tem o que acham melhor para se divertir, se locomover e ganhar tempo, mas não pensam no futuro, o que acaba sofrendo conseqüências horríveis.

Na verdade para não sermos considerados destruidores do futuro teremos que pensar um pouco no futuro, antes de agirmos devemos analisar quais possíveis conseqüências ocorrerá, para que a nação não fique dividida entre os destruidores e a salvação.

Redes sociais


O avanço tecnológico vem com alta velocidade nas redes sociais, o que vem promovendo cada vez mais o sucesso de muitas pessoas, aumento de mercado de trabalho, entre outros.

Algumas pessoas utilizam as redes sociais com finalidade maléficas, porém outras aproveitam para interagir com outras pessoas de vários locais, exporem seus produtos na mídia a fim de ganhar consumidores e ganharem fama.

Twitter, Facebook, são uma das ferramentas utilizadas por profissionais como analistas e gerentes de redes sociais para fazerem propagandas e campanhas de tal produto e conteúdo. Essa profissão vem se desenvolvendo a tal ponto de ocupar espaço nas cadeiras universitárias, e atualmente é assunto em curso de graduação, e pós-graduação.

Como as redes sociais vêm atualmente se expandindo em vários locais do mundo devemos ter cuidado com o material que colocamos em locais públicos, pois um simples vídeo, fotografia, matéria, pode destruir a vida social de qualquer cidadão, ou, empresa e no final será conhecida como rede in-social.

O trabalho na construção da dignidade humana


Na construção da dignidade humana, é necessário o trabalho, além de contribuir para seu aperfeiçoamento moral, fortalece nas relações sociais e contribui na conquista da independência financeira.

Algumas pessoas levam em conta trabalho como forma de exploração e escravidão, diante o que ocorreu no passado com os escravos e seus senhores, mas com a Lei Áurea muitas coisas melhoraram na vida desses trabalhadores que passaram a ser assalariados.

Com o passar dos anos foi a vez da ascensão feminina no mercado de trabalho. O que favorece a sua independência financeira, tornando-a mais capaz de apresentar suas competências no mercado de trabalho.

Podemos inferir em virtude de tudo isso, que a dignidade humana se constrói de acordo com o aperfeiçoamento moral que cultivamos no trabalho. Assim como os novos direitos trabalhistas, cabe a cada um de nós acompanharmos o ritmo das transformações nas sociedades acostumando-se a nova realidade.

O novo Brasil


De colônia de Portugal a um país, tal país que ao longo dos anos vem se desenvolvendo, e inserido na economia global. Mas será que isso foi fácil para o Brasil? Teve certo preconceito por parte dos estrangeiros em relação aos nativos?

Desde os tempos remotos, nosso país vem sendo explorado de forma que se chegava a ser abusado pelos colonizadores. Os primeiros nativos foram escravizados, a fim de dar lucro aos senhores.

Após isso o Brasil foi ficando com uma cara nova, apesar das dificuldades, divididas externas, preconceitos, vem superando tudo isso sendo um dos países mais visitados por estrangeiros sobre línguas, culturas, o que acaba crescendo a economia brasileira.

Mesmo com todas essas dificuldades o Brasil vem se tornando uma das maiores potências mundiais, juntamente com o auxilio dos brasileiros, e imigrantes. Cada vez mais um desafio para nós o qual sabemos solucioná-los na maior simplicidade o “ jeitinho brasileiro”.

Ajuda Humanitária


Ajuda Humanitária é uma forma de solidariedade ou cooperação, geralmente destinadas as populações pobres, ou as vitimas de uma crise humanitária, como catástrofe naturais ou guerra.

Voluntárias, empresariais, ou por ONGs, existem várias formas de ajudar quem necessita, seja doando alimentos, remédios, ou dinheiro para reconstrução do local afetado.

Na seca de 1915, a qual marcou o sertão, havia em Fortaleza campos de refugiados que recebia ajuda do governo com voluntariados ajudando distribuir alimentos, remédios e dinheiro as vitimas que ali estavam.

Muitos criticam a ajuda humanitária, afirmam que isso é dever do governo local do acontecimento. Mas não podemos pensar assim, pois somos todos iguais e devemos sempre ajudar uns aos outros. Com essa ajuda vai fazendo a união entre países e o conhecimento dessas instituições como a cruz vermelha, a qual ajudou o Rio de Janeiro na enxurrada de 2010.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desigualdade até nas doenças


As doenças infecto-contagiosas são as quais transmissíveis por vírus e bactérias. Barriga d’ água, febre amarela, leptospirose, são algumas delas, mas qual classe social sofre mais com essas enfermidades e como amenizá-las?

Hoje no Brasil cerca de 40% da população que tem vida precária é conseqüentemente a classe que mais sofre com doenças infecto-contagiosas, por conta da má distribuição de renda, falta de informação, o que contribui para a falta de higienização de ambientes e alimentos e trazendo essa doença para o meio familiar.

Má alimentação, moradia em locais propícios a sujeira, influencia da sociedade, são algumas das causas das doenças contagiosas que chegam até mesmo a matar as pessoas contagiadas, outros pacientes conseguem sobreviver com por conta de tratamentos, que podem ser gratuitos oferecidos pelo governo.

Para amenizar essa situação, é necessário a consciência dos governantes e criarem projetos de educação e higienização, coleta seletiva de lixo, saneamento básico, banheiros m residências, vacinação, tratamentos, tirarem os moradores de locais inapropriados e colocarem em locais adequados que os protejam de enchentes o que evita o contato delas com a água contaminada, concertar o problema com a má distribuição de renda, criar programas que iria fazer a diferença na diferença o que proporcionará uma vida melhor e digna como a do que tem mais.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A importancia da diferença


De acordo com o que estudamos na biologia, nós seres humanos, somos seres iguais internamente e diferente externamente. Somos todos feitos de células, carne, ossos e vários sistemas.

A diferença das pessoas estão nos costumes, culturas em suas próprias origens, se contar com as pessoas com deficiência e escolhas diferentes, apesar que essa diferença não dificulta de certa parte na vida das pessoas, elas nos ajuda a conhecer um novo modo de pensar, nos transmite informação que contribui na nossa formação.

Mas com essas diferenças vem nascendo o preconceito, um dos principais fatores da violência com pessoas diferentes de qualquer lugar do mundo.

É necessário o respeito, e a humildade das pessoas entre todas para que há uma convivência harmoniosa igualitária com as diferenças.

Violencia contra mulher


Pancadas, olhos roxos, choros, gritos, tristeza, isso e muito mais são algumas das características da violência contra mulher que cada vez mais vem diminuindo pela coragem de nossas guerreiras, que não ficam submetidas ao marido ou companheiras por eles lhe sustentarem.

Antigamente os números de violência contra mulher eram tão altos que todos os dias muitas mulheres era violentadas e ficavam caladas, pois sabiam que se abrisse a boca corriam risco de vida. Após a criação da Lei Maria da Penha esses números caíram, pois as violentadas começaram a fazer suas denuncias.

Ainda hoje existem muitos casos de violência contra mulher que não são registrados, pois as companheiras ainda têm medo dos agressores com o que eles podem fazer após saírem da prisão e com isso acabam sendo violentadas de todas as formas, mas o único jeito de diminuir com isso é denunciando esses bandidos

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A interferência do homem = desastres naturais?


Para o nosso sustento utilizamos a natureza, más será que retiramos apenas o necessário, ou muito mais que precisamos? Na antiguidade ou em aldeias indígenas a sociedade retirava somente o necessário, sendo que todos ficavam satisfeitos e não prejudicavam a natureza.

Mas hoje, nós, seres humanos levamos mais em conta o lado lucrativo, alem de retirarmos o nosso sustento, também retiramos uma grande quantidade para ganharmos, com isso muitas vezes acabamos prejudicando a natureza.

Deslizamentos, enchentes, cheias, enxurradas, desmatamentos são alguns dos desastres naturais com o auxilio do homem, porém podem se potencializados pelas ações dele, pequenas ações como jogar lixo no lixo, construir sua casa em locais adequados e ter controle de natalidade, entre outros ajudam a diminuir essas tragédias que causam tantos danos materiais e humanos.

Embora o nosso grande objetivo seja o controle dos desastres naturais para preservação dos nossos bens, devemos respeitar os ciclos de renovação para manutenção da dinâmica dos ecossistemas, pois se as enchentes retiram sedimentos antigos e geram uma nova estrutura com sedimentos, então em conseqüência disso temos que moderar no uso da natureza para o nosso futuro e de nossos parentes seja tão agradável como deve ser.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Onde se encontra a tal felicidade?


“Felicidade foi se embora, e a saudade no meu peito ainda mora...” Onde será que realmente se encontra essa felicidade, sendo que muitos não sabem nem mesmo o que é ser feliz? Alguns dizem que a felicidade consiste em dinheiro, luxúria, ter isso e aquilo, mas infelizmente esquecem no agora, no ser.

Já outros têm um pensamento diferente, falam que para ser feliz é necessário saúde, a família e amigos por perto, diverti-se, amar entre vários outros fatores influentes.

Mas será que somente isso nos torna felizes? Será que não estamos esquecendo nada? De um detalhe? De um alguém? Sim, estamos. Deus a principal fonte de felicidade, alguém que fez tudo por nós, sempre quando se trata de felicidade acostumamos esquecê-lo. Mas por que será? Será pela vergonha de professar o seu nome ou por que Ele sempre nossa segunda alternativa?

Para sermos completamente felizes, necessitamos lembrar de Deus. De tudo que Ele fez por nós, das graças que recebemos, pois se estamos sempre com Deus o resto é apenas questão de tempo para termos, aos poucos, nossos tão desejados sonhos.

Educação Brasileira

Educação é o processo de ensinar e aprender. É a formação mais observada pela sociedade, seja uma educação “elitizada” ou “para todos”. É a partir dela que se formam os cidadãos da sociedade. Ou seja, a educação é a base da vida, a qual passamos para darmos inicio a uma comunidade melhor.

Infelizmente, nosso país está na 88ª. posição no ranking de desenvolvimento educacional de acordo com o relatório da UNESCO “ Educação para todos”, uma situação que nos deixa atrás dos países paupérrimos da América Latina.


Como essa realidade é possível, o Brasil possui grandes riquezas e a exporta para vários países e o governo federal afirma que a nossa economia está equilibrada?


Existe aproximadamente 220 mil escolas no Brasil, cerca de 1,9 mil não possui água e 19 mil não possui banheiros. Sem contar o numero de magistério com má formação, má formação que é o resultado do desinteresse por parte dos professores. A decadência nas escolas, a sociedade, a cultura brasileira são fatores que influenciam a um aluno passar por conflitos e ter uma hiperatividade na sala de aula, o que contribui a uma péssima aprendizagem.


Nossos políticos continuam corrompendo seus deveres e os direitos do povo brasileiro, e a educação acaba não recebendo as verbas necessárias. Nossos índices de reprovação chegam a quase 19%, e o objetivo do Ministério da Educação é reduzi-lo, passando alunos que não estão aptos a uma série elevada.


Precisamos de incentivos educacionais, escolas bem equipadas e estruturadas, professores capacitados juntamente com o auxilio da sociedade na hora de escolher nossos representantes políticos, e influir na formação desses menino e meninas que podem fazer um país melhor com a leitura e boa educação.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os Dez maiores Dinossauros Brasileiros. ( Biologia)

No Brasil foram encontradas 23 espécies de dinos. Alguns ossos bem preservados são o suficiente para reconstituírem o porte e a aparência desses gigantes que viveram aqui entre 120 milhões e 65 milhões de anos atrás. Eles são:

10- Rayosossauro:

Nome cientifico: Rayososaurus

Comprimento: 9 metros

Altura: Indefinida

Descoberto em: Ilha do Cajual, MA

9- Trigonossauro

Nome cientifico: Trigonosaurus pricei

Comprimento: 9,5 metros

Altura: 4 metros

Descoberto em: Uberaba, MG

8- Amazonsauro

Nome cientifico: Amazonsaurus maranhensis

Comprimento: 10 metros

Altura: 3 metros

Descoberto em: Itapecuru-Mirim, MA

7- Baurutitan

Nome cientifico: Baurutitan britoi

Comprimento: 12 metros

Altura: 3,5 metros

Descoberto em: Uberaba, MG

6- Adamantissauro

Nome cientifico: Adamantisaurus mezzalirai

Comprimento: 12 metros

Altura: 4 metros

Descoberto em: Florida Paulista, SP

5- Tapuiassauro

Nome cientifico: Ainda não definido.

Comprimento: 13 metros.

Altura: 4 metros.

Descoberto em: Coração de Jesus, MG.

4- Maxakalissauro

Nome cientifico: Maxakalisaurus topai

Comprimento: 13 metros.

Altura: 4 metros.

Descoberto em: Prata, MG

3- Gondwanatitan

Nome cientifico: Gondwanatitan faustoi

Comprimento: 15 metros.

Altura: 2,5 metros.

Descoberto em: Álvares Machado, SP

2- Uberabatitan

Nome cientifico: Uberabatitan riberoi

Comprimento: 15 metros.

Altura: 4 metros.

Descoberto em: Uberaba, MG

1- Antarctossauro

Nome cientifico: Antarctosaurus brasiliensis

Comprimento: 40 metros.

Altura: 6 metros.

Descoberto em: São José do Rio Preto, SP




Fonte: Revista Mundo Estranho, janeiro 2011.