sábado, 16 de junho de 2012




A origem da palavra Quixeramobim tem várias versões gramaticais e dentre elas a "Carne Gorda" por ser a única tradicional, significando como corruptela de quixá, gorda e mobim, carne. Por sua vez, Pompeu Sobrinho, historiador cearense, menciona que "primitivamente a palavra Quixeramobim se aplicava não ao rio, mas a uma serrota da atual cidade". A antiga grafia era kieramobim, sendo Kierá corruptela de prirá ou Kirá (pássaro) e obim, verde. Julga-se ser um nome de dicção indígena.

A cidade é o mais antigo município do Sertão Central e tem hoje mais que 50.000 habitantes. Ela é banhada pelo rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do Rio Banabuiú.

Quixeramobim é um município de uma grande riqueza cultural, terra de filhos ilustres, como Antônio Conselheiro (tendo nascido em Quixeramo-bim em 13 de Março de 1830) líder da guerra de Canudos e Fausto Nilo, arquiteto e grande compositor da música popular brasileira; terra onde se deu início a Confederação do Equador e muitas páginas tem escrito na história do Brasil, como a primeira comunidade a ter sua energia gerada por Biodielsel, a Serrinha de Santa Maria. Encravado no Vale Monumental do Ceará, onde a paisagem de monólitos e caatinga atrai os visitantes, o Município Coração do Ceará se destaca pela existência dos sítios arqueológicos e por seus atributos históricos e culturais.


- Geografia:

Coordenadas Geográficas:
5º 11´ 57´´ de latitude Sul
39º 18´ 27´´ de longitude WG;
Defronte ao Paço Municipal está o ponto geodésico central do Ceará (foto).

Altitude: na Estação é de 187 m. acima do nível do mar;

O Município de Quixeramobim, possui uma área territorial de 3.579km². Equivalente a 2,44% do Estado. É o terceiro maior do Estado do Ceará. O município de Quixeramobim é dividida em 12 distritos: Sede, Belém, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado,  Manituba e Berilândia.

Sua divisão geopolítica delimita-se ao Norte com o município de Madalena, ao Sul com Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca, ao Leste com os municípios de Quixadá, Banabuiú e Choró e a Oeste com Boa Viagem.


- Clima e Vegetação:

O clima é tropical semi-árido, portanto quente e seco, porém salubre. As estações climáticas possui dois períodos anuais distintos: - Chuvoso, com quatro meses de duração, de fevereiro à maio; - Seco, com oito meses de duração, sem chuvas, de junho à janeiro. Os meses de outubro a dezembro são os mais secos, e conseqüentemente os mais quentes. Quixeramobim faz parte do Polígono das Secas. A precipitação Pluviométrica é bastante variada, sendo a média anual de 668,4 milímetros. A temperatura em graus centígrados: máxima registrada 38º, média máxima 32º, mínima registrada 16,8º, média mínima 24º. A velocidade dos ventos é, em média de 1,44km/h, geralmente sopram do litoral para o sertão. A umidade relativa do ar é colhida três vezes ao dia, ás 9, 15 e 21 horas. Como média para cada horário, temos o percentual de umidade de 69%, 40% e 63%, respectivamente. A pressão atmosférica é de 866 milímetros.

A vegetação predominante é a caatinga escassa. A CAATINGA, ocupa aproximadamente 85% do território cearense e possui a maior biodiversidade de plantas e animais, quando comparada a outras áreas semi-árida do planeta, abriga 460 (quatrocentos e sessenta) espécies de aves e 8.700 (oito mil e setecentas) de planta.Além das espécies arbustivas, são encontradas também espécimes arbóreos como o Pau-branco, o Juazeiro, a Oiticica, o Pau-d'arco, a Aroeira, o Jatobá.

Fonte: http://www.quixeramobim.ce.gov.br/?pagina=infogerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário