segunda-feira, 11 de abril de 2011

A interferência do homem = desastres naturais?


Para o nosso sustento utilizamos a natureza, más será que retiramos apenas o necessário, ou muito mais que precisamos? Na antiguidade ou em aldeias indígenas a sociedade retirava somente o necessário, sendo que todos ficavam satisfeitos e não prejudicavam a natureza.

Mas hoje, nós, seres humanos levamos mais em conta o lado lucrativo, alem de retirarmos o nosso sustento, também retiramos uma grande quantidade para ganharmos, com isso muitas vezes acabamos prejudicando a natureza.

Deslizamentos, enchentes, cheias, enxurradas, desmatamentos são alguns dos desastres naturais com o auxilio do homem, porém podem se potencializados pelas ações dele, pequenas ações como jogar lixo no lixo, construir sua casa em locais adequados e ter controle de natalidade, entre outros ajudam a diminuir essas tragédias que causam tantos danos materiais e humanos.

Embora o nosso grande objetivo seja o controle dos desastres naturais para preservação dos nossos bens, devemos respeitar os ciclos de renovação para manutenção da dinâmica dos ecossistemas, pois se as enchentes retiram sedimentos antigos e geram uma nova estrutura com sedimentos, então em conseqüência disso temos que moderar no uso da natureza para o nosso futuro e de nossos parentes seja tão agradável como deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário